Entrada na Passo a Passo 2 – Adaptação – Anamnese

Agora que você decidiu que é a hora do seu filho entrar na escola, temos que começar com a adaptação. A adaptação escolar é muito importante para que a criança se sinta segura e tranquila no ambiente escolar, principalmente quando se trata da primeira escola que a criança irá frequentar.

Este é um momento de transição, onde a criança sai do núcleo familiar para entrar no núcleo escolar, muitas vezes sendo este o primeiro rompimento de vínculo entre mãe e filho.

Sem sombra de dúvida, esta situação poderá mexer com a família, sendo de suma importância que a mesma esteja segura quanto à opção da escola que escolheu, pois, só assim, poderá passar calma e tranquilidade à criança. Os pais devem seguir a orientação da instituição de ensino e seus profissionais que são treinados e tem experiência neste processo.

A adaptação escolar deve ser gradativa, começando com o número reduzido de horas (2 horas diárias) e aumentando aos poucos, de acordo com a aceitação do aluno. Mesmo sendo a criança desinibida e extrovertida, ou aquela que “vai com todo mundo”, ou vindo de uma outra escola, a adaptação deverá ser feita. No início, é sempre melhor que a criança seja acompanhada por alguém que tenha um vínculo formado (mãe, pai, vovó, babá etc.) para servir de suporte emocional em caso de choro ou insegurança. Aos poucos, vamos afastando a criança gradativamente, para que se forme um vínculo afetivo com a professora.

É bastante natural, em um primeiro momento, a criança aceitar muito bem o espaço, brincando e explorando tudo, afinal são muitas novidades! Porém, num segundo momento, quando a criança percebe que o ambiente escolar é um local onde ela brinca sim, mas sem  a presença de alguém de seu convívio habitual, ela pode sentir-se insegura e naturalmente, evitar a ida a escola.

Nessas horas, a segurança dos pais é algo de extrema importância. Eles deverão estimular seu filho a ir sim à escola, principalmente sem interromper o período de adaptação, não se esquecendo de frisar que a escola é um lugar legal e divertido, para ela brincar, se divertir, aprender e no final do dia, voltar para sua casa onde reencontrará seus pertences e sua família.

Este processo não tem tempo determinado, vai variar de aluno para aluno e de família para família. O importante é que se respeite o tempo de cada criança para que esta se sinta segura e possa passar por este processo de mudança, de maneira natural e positiva.

Estamos sempre prontos para conversar, orientar e tirar dúvidas. Lembre-se a parceria família e escola é muito importante, por isso não hesite em nos procurar.

Além da adaptação escolar é importante agendar na secretaria da escola uma conversa junto a psicóloga da escola. Esta irá conhecer os pais e conversar sobre a história de vida do aluno, desde o seu nascimento até ele entrar na escola, pontuando aspectos importantes como sono, alimentação, hábitos do cotidiano etc. Esses dados são bastante relevantes para que possamos conhecer um pouco mais sobre a criança que irá começar a freqüentar a escola. Dúvidas frequentes dos pais também poderão ser esclarecidas nesta conversa.

Sejam muito bem vindos !  Equipe Passo a Passo 2.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *