Escuta ativa

Muitos são os questionamentos dos pequenos nesse momento em que estamos vivenciando uma pandemia. Estresse, ansiedade e irritabilidade também podem acompanhá-los, uma vez que ainda não conseguem se expressar de forma tão clara.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), organizou orientações para ajudar na conversa com seus filhos sobre o tema. Um delas é a escuta ativa, um gesto que envolve afeto, cuidado e, principalmente disponibilidade. Para isso, faça perguntas abertamente e ouça a criança para descobrir o quanto ela já sabe e siga a partir deste ponto com as explicações.  


Segundo Andrea Bellingall, Psicóloga e Diretora da Passo a Passo 2 – Copacabana, “para a criança, não é tão simples falar sobre os seus sentimentos pois, muitas vezes, ela própria não sabe ao certo, o que está de fato sentindo. Já seus responsáveis precisam buscar formas acolhedoras, quando a criança expressar seus medos e inseguranças, além de ficarem atentos aos sinais de tristeza que ela possa apresentar. Seu filho precisa se sentir confortável para fazer qualquer tipo de pergunta para entender a atual situação em que nos encontramos”.

Quer falar com a equipe Passo a Passo 2? Mande sua mensagem no WhatsApp pra gente! É só clicar AQUI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *