Que diferença um ano faz! Seu filho de quatro anos não é mais uma criancinha, mas um aluno da pré-escola. Como muitos pais, você pode estar se perguntando quais marcos do desenvolvimento esperam por você e pelos seus filhos de quatro anos? Tendo em mente que cada criança se desenvolve de maneira única e tem seu tempo, separamos alguns dos principais marcos para que você possa observar:
Desenvolvimento de Leitura:
• Entende a ideia da palavra impressa – e que palavras e sentenças são lidas da esquerda para a direita;
• Segura um livro corretamente e vira as páginas da frente para trás;
• Memorizou alguns livros favoritos e pode recitá-los junto com você;
• Conhece algumas letras e entende que letras representam sons;
• Pode reconhecer seu nome;
• Pode identificar se duas palavras rimam ou não, ou se começam com o mesmo som.
Desenvolvimento da linguagem:
• Em média, uma criança de 4 anos conhece cerca de 1.500 palavras. Se o vocabulário de seu filho está aumentando – e ela demonstra interesse em aprender e usar novas palavras – ele está no caminho certo! (Uma maneira visualmente atraente de aumentar o vocabulário de seu filho é com um dicionário de imagens, com a ajuda de fotos coloridas e impressionantes.)
• Suas frases estão ficando mais longas e mais elaboradas;
• Fala incessantemente, fazendo muitas perguntas sobre tudo o que a cerca, inclusive sobre Deus, nascimento, morte, fenômenos da natureza, animais de todas as espécies etc.
• Pode ouvir detalhes e recontar uma história.
Desenvolvimento físico:
• Pode andar de calcanhar e correr ;
• Pode ser capaz de escalar brinquedos no parque infantil (mas precisa de supervisão);
• Pode chutar uma bola;
• Pode ficar em um pé só por quatro ou cinco segundos;
• Pode desenhar formas simples, usar tesouras e contas;
• Pode vestir-se, despir-se e escovar os dentes sem ajuda
Desenvolvimento emocional:
• Ainda tem dificuldade em compartilhar, mas está começando a entender revezando seus brinquedos com os amiguinhos;
• Quer agradar amigos (e talvez a você também!);
• Costuma desafiar o adulto tentando impor suas vontades e argumentar a seu favor;
• Pode ser rápido para ficar com raiva, mas tenta controlar ou expressar seus sentimentos;
• Sabe quais tarefas são esperadas, mas pode perder o foco a seguir.