Um estudo realizado pela Sociedade de Educação e Comportamento Nutricional, instituição internacional sediada nos Estados Unidos, provou que aprender a cultivar os alimentos e, em seguida, descobrir como cozinhá-los faz com que as crianças tenham vontade de experimentar diferentes tipos de pratos.
Isso acontece porque o ambiente social dessas aulas, mesmo eles ainda estando na Pré-escola, faz com que as crianças tenham vontade de experimentar. Primeiro por ser um alimento que ele ajudou a cultivar, segundo porque sentar à mesa com os coleguinhas e dividir o momento das refeições que eles mesmos prepararam soa como uma conquista. Fora que não sofrem nenhum tipo de pressão por parte dos adultos.
Nós apostamos nesta teoria, e por isso temos uma horta e uma oficina de culinária. Acreditamos que a Educação Infantil só é completa quando o desenvolvimento da criança não é somente comportamental, mas também nutricional. O resultado que temos com os nossos alunos, é que depois da implementação da oficina, muitos passaram a introduzir novos ingredientes e gostos, no dia a dia, e mesmo estando fora da escola. Temos crianças que amam brócolis e couve-flor, por exemplo, o que era impensável até pouco tempo.
Que tal começar uma horta em casa?