Seu filho vai toda noite para a sua cama? Então acompanhe 5 dicas da psicóloga Andrea Bellingall para que seu pequeno se sinta mais seguro em seu próprio quarto e desenvolva sua independência. 1- apresente sempre regras claras para a criança: ela precisa saber que cada membro da família tem o seu próprio quarto e cama para dormir. Deixe claro que, se ela for até o seu quarto à noite, você a trará de volta para o seu próprio quarto. Muito provavelmente ela irá para o seu quarto para testar… nessa hora é muito importante manter a sua palavra, fazendo com que ela retorne para o seu quarto. 2- linguagem positiva: quando conversar com o seu filho sobre dormir sozinho, tenha uma linguagem otimista e positiva e não severa e autoritária.
Mostre a ele que passar uma noite inteira na própria cama é uma grande conquista, e não algo que pareça com castigo ou para não desapontar você. 3- permita que seu filho durma sozinho: coloque-o na cama, mas não deixe que ele adormeça para então sair do quarto. Ele precisa entender que está tudo bem pegar no sono sozinho. 4- estabeleça um senso de segurança: dependendo da idade da criança, ela pode estar numa fase de “sentir medo”.
Medo de escuro, medo de ter algum monstro no quarto… Se ela verbalizar isso, converse que nada disso existe e que, dentro do seu quarto ela está muito segura. Verifiquem juntos os armários e cantinhos para constatar que não há nada de errado no ambiente. 5- seja consistente: evite ir ao quarto do seu filho a todo momento, para verificar se está tudo bem. Acredite: se algo não estiver bem, ele sinalizará isso. Se ele for até sua cama no meio da noite, acompanhe-o de volta ao seu quarto e deixe claro que ele precisa ficar na sua própria caminha. Caso contrário, a criança poderá aprender que a insistência é o caminho para conseguir o que deseja. Seja persistente, mantenha uma rotina com horários apropriados para uma criança dormir, transmita segurança e amor, que tudo logo se resolverá.
Quer falar com a equipe Passo a Passo 2? Mande sua mensagem no WhatsApp pra gente!
É só clicar AQUI.